arrefecimento

Arrefecimento

   O sistema de arrefecimento de um motor não se trata apenas de uma bomba d’água, radiador e água no sistema, vai muito além disso…

   Ao contrário do que muitos pensam, o sistema de arrefecimento é composto por vários itens, dentre eles estão a bomba d’água, o radiador, a válvula termostática, o sensor de temperatura do líquido refrigerante, o aditivo, água desmineralizada e as mangueiras. Nos sistemas mais modernos encontramos ainda uma bomba auxiliar elétrica para auxiliar no controle da temperatura do motor…

   Aqui vou falar um pouco de como funciona o sistema convencional e explicar um pouco a função de cada item…

  • Bomba de Água: Responsável pela circulação do líquido refrigerante em todo o sistema  (mais conhecido como água do radiador);
  • Radiador: A principal função do radiador é dissipar o calor da água para manter a temperatura do motor sob controle, enquanto o veículo estiver em movimento. O núcleo deste componente possui diversos canais, com formato de colmeia ou tubos, que possibilitam a passagem do ar;
  • Válvula Termostática: Ela possui duas funções, a primeira é fazer com que a temperatura ideal de funcionamento do motor seja alcançada o mais rápido possível, e a segunda é manter esta temperatura estável, com isso o rendimento, o torque e o consumo do motor do veículo conseguem ser aproveitados no máximo!
  • Sensor de temperatura: O sensor de temperatura é um dos principais itens que fazem parte do sistema de arrefecimento. Ele tem como função analisar e indicar qual a temperatura do motor para o módulo do sistema de injeção eletrônica do motor. Basicamente, sua função é indicar para o motorista quando há qualquer variação de temperatura no motor do veículo;
  • Aditivo: Costumo dizer que este item é o mais importante de todos, pois é ele quem mantem o equilíbrio da temperatura e as peças do sistema lubrificadas, não deixa as partes internas do sistema enferrujarem e evita a evaporação do líquido do sistema pela elevação do grau de ebulição do mesmo… Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento (não se aplica no Brasil) e eleva o ponto de ebulição da água, pois existem motores que trabalham acima de 100ºC, que é a temperatura em que a água ferve, e isso não faz bem para o sistema, pois gera bolhas que podem prejudicar as partes internas do motor. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água e ajuda a lubrificar a bomba d’água e a válvula termostática. VALE RESSALTAR QUE EXISTEM ADITIVOS NO MERCADO QUE NÃO CONSEGUEM FAZER O SEU TRABALHO, ENTÃO INDICAMOS QUE PESQUISEM SOBRE O PRODUTO ANTES DA COMPRA.
  • Água desmineralizada: Por não conter cloro e outros minerais em sua composição, a água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor.
  • Liquido refrigerante: Nome dado à mistura do aditivo com água desmineralizada. Esta mistura deve seguir a proporção de 1 por 1, ou seja, uma parte de aditivo para uma parte de água. Na maioria dos motores cabem cerca de 7 litros de líquido refrigerante, sendo assim deve-se colocar uma mistura de 50/50 do aditivo e da água desmineralizada.

   Assim, recomendamos uma revisão preventiva no sistema de arrefecimento a cada 12 meses para evitar maiores danos ao motor do seu veículo!

Está precisando deste serviço?

Entre já em contato com nossa equipe pelo WhatsApp!

Entre em contato por outros meios:

Telefone: (11) 95723-2971

Email: injemotors@gmail.com